Inauguração da Sala de Controlo Operacional do Jubileu

25 maio 2024

A Sala de Controlo Operacional do Jubileu (Sala Situazione Giubileo – SSG), que supervisionará e coordenará as operações de controlo dos eventos do Jubileu de 2025, foi inaugurada pelo Presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri, Comissário Especial do Governo para o Jubileu de 2025, na manhã de 25 de março. Trata-se de uma sala de controlo operacional, localizada no Departamento de Valorização do Património em Garbatella, que irá acompanhar o bom êxito dos eventos do Jubileu do próximo ano.

A "Sala de Controlo" será convocada para cada grande evento do Jubileu que se realize em território italiano e terá à sua disposição mais de 3.000 novas câmaras de vigilância dispersas pelos locais de interesse, a fim de comunicar prontamente quaisquer situações críticas.

Para além da participação de um Oficial do Dicastério para a Evangelização, assistido pelo Corpo de Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano, na Sala de Controlo Operacional do Jubileu estiveram presentes o Chefe do Projeto de Acolhimento para o Jubileu, Dr. Agostino Miozzo, o Departamento de Proteção Civil da Presidência do Conselho de Ministros, a Prefeitura e a Cúria de Roma, o Corpo de Bombeiros, os Carabinieri, a Proteção Civil regional, o Serviço Voluntário local, Ares 118 e Roma Servizi per la Mobilità.

A representar a Câmara Municipal de Roma estivera presentes a Direção de Serviços Turísticos e Empresariais para a assistência aos peregrinos, a Polícia Roma Capitale, a Proteção Civil, o Gabinete de Imprensa e os Departamentos de Cibersegurança e Segurança Urbana, CSIMU, Ambiente e Decoro Urbano, Políticas Sociais e Saúde.

Para testar as capacidades técnicas e operacionais do SSG, foi realizado um exercício por ocasião do Dia Mundial da Criança, organizado com a presença do Santo Padre, no sábado, 25 de maio, no Estádio Olímpico, e no domingo, 26 de maio, na Praça de São Pedro.

Para o evento no Estádio Olímpico, foram mobilizados 400 voluntários da Proteção Civil, 142 autocarros e 60 autocarros para transportar os participantes, com o controlo de cerca de 2 500 câmaras da polícia local.

O Presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri, comentou: «Estamos a trabalhar com o máximo empenho, em colaboração com todos os profissionais extraordinários que estão aqui (presentes na Sala de Controlo Operacional do Jubileu, n. ed.), para garantir o melhor sucesso do Jubileu e dos grandes eventos em Roma».