Torne-se um Voluntário do Jubileu 2025! As candidaturas abrem hoje

18 janeiro 2024

A partir de hoje pode candidatar-se, diretamente a partir deste site, ao serviço de Voluntariado do Jubileu 2025. Ser Voluntário será uma oportunidade única de viver o próximo Ano Santo como protagonista, ajudando os peregrinos que precisam de informações ou assistência.

Podem candidatar-se todos os fiéis com mais de 18 anos que desejem oferecer a sua disponibilidade para uma ou mais semanas ou para eventos específicos do Jubileu. Depois de se registar no portal, o utilizador pode proceder à candidatura, indicando o período de serviço pretendido. Será necessário, no momento da candidatura, apresentar uma carta do seu pároco ou de um sacerdote que ateste a sua fé católica e a sua participação ativa na vida paroquial. Para poder colaborar como Voluntário é preferível o conhecimento da língua italiana, mas não é exigido como obrigatório. Na área reservada, aqueles que submetem a sua candidatura poderão seguir o seu progresso. A candidatura só será válida depois de aceite pelo Secretariado do Jubileu 2025. O serviço de voluntariado será prestado gratuitamente, sem fins lucrativos, com o único objetivo de poder ajudar e assistir os numerosos peregrinos de todo o mundo.

Após a validação, cada Voluntário deverá organizar a sua própria viagem de ida e volta para Roma e, se vier de fora do espaço Schengen, obter um visto. Será da responsabilidade do Dicastério para a Evangelização garantir-lhe a alimentação e o alojamento durante o período de serviço. O Voluntário que escolher servir no Jubileu, para além de se empenhar no sucesso do evento, será chamado a ser testemunha daquilo que o Ano Santo representa: amor ao próximo, misericórdia, caridade, reconciliação e muito mais.

Entre as muitas tarefas dos Voluntários estará o acolhimento dos peregrinos nos diferentes pontos de encontro, fornecendo-lhes informações sobre todos os serviços disponíveis e acompanhando-os ao longo dos percursos reservados para acederem às Basílicas Papais onde, passando pelas Portas Santas, poderão fazer uma pausa para rezar.

Para mais informações, consultar a página "Torne-se um Voluntário do Jubileu 2025":