World Rosary Day, unidos no Santo Rosário pelos frutos do Jubileu

03 junho 2024

Nascido em resposta ao desejo do Papa Francisco para o Jubileu de 2025, expresso na sua carta endereçada a S. Exa. Rev.ma o Arcebispo Rino Fisichella, de «dedicar o ano que precede o evento jubilar de 2024 a uma grande "sinfonia" de oração», com a petição dirigida «à Virgem Maria para que acompanhe a Igreja no caminho de preparação para o evento de graça que é o Jubileu», o World Rosary Day será um dia de oração mundial centrado no Santo Rosário.

O promotor do Dia de Oração, o Fórum Pan-Europeu das Confrarias, um movimento europeu de confrarias lançado em 2020 em Lugano e agora na sua quinta assembleia anual, convida todas as confrarias, santuários, ordens religiosas e outras associações de leigos com uma forte espiritualidade mariana a participarem nesta iniciativa especial no dia 7 de outubro de 2024, recitando a oração dirigida à Virgem Maria às 19 horas, no seu próprio fuso horário.

O primeiro Rosário será recitado às 19 horas do dia 7 de outubro na Nova Zelândia, na paróquia mariana em território maori Pukekaraka, Ōtaki, Aotearoa, onde o Padre Phil Cody SM rezará o Rosário na língua maori com os seus paroquianos.

Às 19 horas, hora italiana, S. Exa. Rev.ma, o Arcebispo Rolandas Makrickas, dirigirá a recitação do Rosário na Basílica Papal de Santa Maria Maior, na capela da Salus Populi Romani, um lugar de excecional significado espiritual em vista do Jubileu. Começando pelo Oriente, esta iniciativa prosseguirá para o Ocidente até completar o perímetro da Terra.

A Ordem Dominicana, como promotora do Santo Rosário e autoridade da qual dependem as Confrarias do Santo Rosário, associou-se ao evento e, mais tarde, também as Confrarias do Escapulário, ligadas à Ordem Carmelita.

Para facilitar a realização deste grande evento mundial de oração, o Fórum criou um website especial: www.worldrosaryday.com, no qual se pode registar para participar ativamente com a sua associação ou comunidade, e para receber atualizações e notícias úteis.

As grandes associações nacionais de confrarias que pertencem ao Fórum, como é o caso da Confederação das Confrarias das Dioceses de Itália, que tutela 3.300 confrarias, e algumas grandes associações regionais, como a União das Confrarias da Diocese de Lugano (UCDL), com cerca de sessenta confrarias, já aderiram ao evento.

Os santuários, as confrarias, as ordens religiosas, as paróquias e os grupos de oração que o desejem são também convidados a inscrever-se e a participar.

O World Rosary Day será a primeira vez na história em que todas as Confrarias – só na Europa existem 28.000 Confrarias diocesanas – se juntarão para uma oração universal com uma única intenção: interceder pelos frutos espirituais do Jubileu da Esperança, com a ajuda da Mater Spei.